Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

terça-feira, 1 de abril de 2014

O uso de telefone celular afeta a fertilidade masculina


Bom dia Gente!!! Tudo bem??

      Falarei hoje de um assunto que pode deixar muita gente preocupada. Quem aqui fica menos de 4 horas com o celular por dia??? Em uma era em que o avanço tecnológico é voraz, a necessidade de informação é como um vírus e nos tornamos dependentes disso tudo, me arrisco a dizer que o cachorro de estimação perdeu seu lugar como melhor amigo do homem para o celular.

Recentes estudos de diferentes e conceituados Centros de pesquisa em Reprodução Assistida – Cleaveland Clinic e outro da Universidade de Queens do Canada, avaliaram os efeitos nocivos do uso excessivo de telefone celular na fertilidade masculina.
A hipótese é que as ondas eletromagnéticas que são emitidas pelos celulares, atuem na glândula pituitária que é justamente a responsável para a produção do hormônio LH (Hormônio Luteinizante).  Este é um hormônio importante para a reprodução e em um dos estudos apresentou níveis baixos em pacientes expostos à radiação que é emitida por telefones celulares. Com a diminuição do hormônio, a testosterona circula de maneira básica, podendo afetar a qualidade dos espermatozóides.
O hábito de mantê-lo no bolso da calça próximo a genitália masculina geraria um “stress” térmico, ou seja, as ondas eletromagnéticas geram um aumento de temperatura na região dos testículos alterando assim os parâmetros seminais com diminuição da concentração, motilidade e vitalidade dos espermatozóides.
As pesquisas mostram que o uso de celular por um período médio de 4 horas por dia é suficiente para percepção dos efeitos nocivos na fertilidade masculina. Ainda, demonstram que esses efeitos não estejam relacionados somente a fertilidade masculina, mas na saúde em geral como demonstrado na figura abaixo.



          Minha opinião: "diversos estudos científicos têm demonstrado o que observo no laboratório – uma queda na qualidade seminal nos últimos anos. Isto provavelmente está relacionado com a piora da qualidade de vida e adoção de hábitos modernos prejudiciais como a utilização de telefones celulares, internet sem fio (wireless), consumo de alimentos industrializados com mais conservantes, aumento da poluição e os já conhecidos vilões cigarro e álcool”. Afirmo ainda que “Os estudos realizados merecem toda credibilidade, no entanto, mais estudos são necessários para elucidar até que ponto as ondas eletromagnéticas dos telefones celulares comprometem os parâmetros seminais”.  
Os tratamentos de reprodução assistida podem auxiliar os casais com dificuldade de engravidar alcançando uma taxa de até 60% de sucesso por tentativa. Os danos causados na qualidade seminal podem ser reversíveis. Sendo assim, uma reflexão sobre a dependência dos utensílios da vida moderna e a busca por hábitos mais saudáveis, são ainda a melhor solução para preservar a fertilidade. 

Depois que li esses estudos, procuro evitar de andar com o celular no bolso, por exemplo entro no carro tiro o celular, vou almoçar tiro o celular do bolso e coloco na mesa, tenho tentado mudar meus hábitos, Faça um teste voce também!!

Abraços! Fiquem com Deus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário