Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Polizoospermia - Tudo em excesso faz mal!!

Olá Gente, tudo bem??

Atendendo a pedidos, falarei hoje sobre um possível fator de infertilidade que muito pouco se fala: a POLIZOOSPERMIA.

Por definição, a polizoospermia é considerada quando se há um número muito elevado de espermatozóides/mL: >200 milhões de espermatozóides por mL, em alguns casos podem chegar a 1 bilhão de espermatozóides na amostra.

Se para uns a falta de espermatozóides é um problema, para outros o excesso deles também podem atrapalhar. As causas de polizoospermia não são totalmente esclarecidas, mas acredita-se que seja genética. Uma outra possível causa é o tempo de abstinência prolongado, o período de abstinência para a coleta do exame e para quem tenta engravidar não deve passar de 72 horas. Existem estudos que relacionam uma melhora no espermograma, tanto de oligospérmicos quanto de polizoospérmicos, que aumentam a frequencia de ejaculação em intervalos de 48 horas. 

Mas porque o excesso pode atrapalhar??? 
 
O que ocorre é que nesses casos em que se produz muitos espermatozóides, uma porcentagem desses espermatozóides não saem tão bem feitos como deveriam, cerca de 10% deles possuem uma alteração na cabeça que impedem a fertilização natural do óvulo. Outro fator que ocorre em muitos casos, é que possuem um elevado número de espermatozóides porém com baixa motilidade, temos casos de somente 4% de espermatozóides com boa motilidade, se não houver um bom número de espermatozóide com boa motilidade não tem como chegar até o óvulo naturalmente.

Polizoospermia x Abortamento

Há uma maior incidência de abortamento de repetição em casos de polizoospermia. Isso pode ser relacionado a alterações estruturais no DNA dos espermatozóides. Por produzirem uma grande quantidade de espermatozóides, há um aumento de radicais livres no epidídimo - onde ficam armazenados - esse aumento de radicais livres aumenta a fragmentação do DNA dos espermatozóides e por consequencia possíveis alterações cromossômicas.


Tratamento

Alguns médicos nem consideram a polizoospermia um fator de infertilidade, cerca de 40% das mulheres engravidam naturalmente de homens polizoospérmicos, 60% precisarão de auxílio com técnicas de Reprodução Assistida. Na grande maioria dos casos, a Inseminação Intrauterina resolve esse problema, pois selecionamos somente os melhores espermatozóides para serem inseminados. Se não resolver com a IIU, a ICSI de certo resolverá.


Um Abraço!! Fiquem com Deus!

2 comentários:

  1. Ola Bernardo ,meu esposo fez um espermograma e nele deu que a espermatozóides microcefalos ,porem já tive dos abortos iniciais e um natimorto ,por coincidência se chamava Bernardo também
    Enfim...
    Tem tratamento para esses casos
    Ainda posso ter esperança?

    ResponderExcluir
  2. Ola Bernardo ,meu esposo fez um espermograma e nele deu que a espermatozóides microcefalos ,porem já tive dos abortos iniciais e um natimorto ,por coincidência se chamava Bernardo também
    Enfim...
    Tem tratamento para esses casos
    Ainda posso ter esperança?

    ResponderExcluir