Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

FIV com Gestação Anembrionária - como é possível?

Olá gente, tudo bem??

Há algum tempo em um dos meus posts no IG alguém me perguntou, como seria possível ter tido uma gestação anembrionária após um tratamento de FIV em que transferiu 3 embriões?! Demorei uns dois dias para responder o recado, devido a correria, e quando fui responder não achei mais a pergunta e nem a pessoa que perguntou. Mas essa é uma dúvida comum de outras pessoas que já passaram por isso, então irei aqui explicar a respeito.

Para entendermos como isso ocorre, preciso primeiro explicar como funciona a estrutura embrionária que dá origem  ao embrião - o blastocisto.



Por volta do 5º dia após a fecundação do óvulo pelo espermatozóide, o embrião formado atinge o estágio de blastocisto. O blastocisto possui uma estrutura complexa e já organizada e com células diferenciadas, ou seja, já existem células com funções específicas. Na imagem acima destaquei duas estruturas principais, a Massa Celular Interna (ICM) e as Células do Trofoblasto.

A Massa Celular Interna -  é a principal estrutura do blastocisto, ela é rica em células tronco embrionárias e é essa estrutura responsável por formar o embrião mais adiante. Através dessas células, teremos a formação de pele, órgãos e outras estruturas do embrião.

O Trofoblasto - é formado por células que são responsáveis pela captação de nutrientes para alimentar as células da Massa Celular interna e essas células formarão a Placenta posteriormente e produzem o hormônio da gravidez o B-hCG.

Entendendo esses conceitos, fica mais fácil de entender a Gestação Anembrionária, o que acontece nesses casos geralmente é que as células do trofoblasto se desenvolvem normalmente dando origem a placenta, mas por algum motivo - geralmente uma alteração cromossômica -  as células da Massa Celular Interna que deveriam formar o embrião param de se desenvolver e não formam o embrião.


Como são as células do trofoblasto que produzem o hormônio da gravidez (B-hCG), o corpo não reconhece que tem algo errado de imediato, isso leva um tempo para acontecer. Sendo assim, muitas mulheres só descobrem que tem algo errado, ao fazerem o primeiro exame ultrassonográfico, mas a tendência nesses casos é terem um abortamento espontâneo em seguida, pois por falta de desenvolvimento do embrião os níveis hormonais começam a cair, sinalizando que tem algo errado.

Apesar de as causas não serem totalmente identificadas, a gestação anembrionária costuma ser considerada um acidente da natureza e pode acontecer sim em pacientes que fizeram Fertilização in Vitro.

Esse tipo de gravidez pode acontecer com qualquer mulher, e a maioria delas consegue ter gestações normais depois.










Quem tiver dúvidas, pode me escrever que responderei a todas.

Um abraço

Fiquem com Deus