Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Fertilização in Vitro para pacientes com lesão de medula (paraplégicos)


 
Olá pessoal, tudo bem??

Hoje farei um relato de caso recente que tivemos na clínica, de um paciente cadeirante que com o auxílio da fertilização in vitro sua esposa hoje está grávida -  de gêmeos!!!

Antes de contar o caso, acho que vale a pena responder algumas curiosidades que existem a respeito do assunto.



Tirei as perguntas de um manual que foi muito bem elaborado pelo Hospital das Clínicas de Porto Alegre, quem quiser saber mais veja o link: https://www.hcpa.ufrgs.br/downloads/Comunicacao/volume_16.pdf

O homem tem ereção após a lesão medular?
Sim. Cerca de 80% dos homens com lesão da medula têm alguma capacidade de ereção. O problema mais comum é o tempo de duração e a qualidade (grau de rigidez) da ereção que, muitas vezes, são insuficientes para manter uma relação sexual satisfatória. Se a relação estiver centrada na ereção, o prazer fica comprometido. Portanto, as carícias nos genitais (mesmo sem sensibilidade) e em áreas com sensibilidade,antes, durante e após a penetração, ou mesmo sem penetração, são muito importantes.

Como acontece a ereção?
A ereção acontece quando os corpos cavernosos (“grandes veias”) do pênis se enchem de sangue. Existem três maneiras do homem conseguir uma ereção: psicogênica (ocorre através do pensamento), reflexa (resulta da estimulação do pênis ou regiões próximas) ou espontânea (acontece por algum estímulo interno, como por exemplo, acordar com uma ereção por estar com a bexiga cheia). O nível da lesão na medula (altura em que ocorreu a lesão: cervical, torácica, lombar, conemedular, cauda equina) e o tipo (completa ou incompleta) é que vão determinar o tipo e a qualidade da ereção. Homens com lesão entre T11 (vértebra torácica) e L2 (vértebra lombar) não conseguem a ereção psicogênica porque a mensagem (pensamento erótico) vinda do cérebro não consegue passar através da lesão, uma vez que esta é a área responsável pela ereção. A ereção reflexa pode ocorrer de várias maneiras: puxando os pelos pubianos, estimulação oral ou manual do pênis, vagina ou ânus, estímulo de qualquer área do corpo onde há sensibilidade (como orelhas, pescoço, costas, tórax).


O homem lesado medular pode ter filhos?
Sim. Embora na maioria dos homens lesados medulares ocorra a ejaculação retrógrada, existem métodos para realizar a fertilização da mulher com o sêmen. Através da estimulação próxima ao freio da glande (ponta) do pênis com um vibrador, a ereção e ejaculação podem ser alcançadas. Este sêmen pode ser recolhido em um frasco estéril e colocado com uma seringa na vagina da mulher. Esta seria uma inseminação artificial caseira. Existem vários métodos realizados pelo médico para a inseminação artificial tal como a introdução de um estimulador elétrico no ânus do lesado medular até que chegue próximo à próstata provocando a ejaculação para inseminação artificial. Outro método é a retirada dos espermatozóides diretamente dos testículos através de uma seringa. O problema maior é quando a qualidade dos espermatozóides não é boa. Isto ocorre pelo aumento da temperatura nos testículos pela posição sentada por muito tempo, infecções urinárias frequentes, entre outras causas.

E a mulher com lesão medular - Posso engravidar após a lesão medular?
Sim. Se você deseja ter um filho é possível. Se não deseja, deve tomar as medidas possíveis para evitar uma gravidez. Muitas mulheres concebem e criam seus filhos mesmo estando em cadeira de rodas. A gravidez transcorre igual à de qualquer mulher, porém alguns cuidados específicos dever ser observados. O primeiro passo é conversar com seumédico. O fato de ser lesada medular não significa risco de ter um filho defeituoso. O parto pode ser normal, porém não muito prolongado o período de trabalho de parto; seu obstetra definirá o melhor método. A amamentação também é possível e recomendável, como para qualquer mulher, além de ser muito importante para o bebê.




        Em resumo das respostas, observamos que o homem com lesão medular ainda sente prazer, em sua maioria possuem capacidade de ereção, mas em sua maioria não conseguem exteriorizar a ejaculação, tendo o que chamamos de ejaculação retrógrada. Nos casos de ejaculação retrógrada, a punção de epidídimo ou de testículo, conforme ja expliquei em post anterior (Obtenção de espermatozóides) juntamente com a fertilização in vitro resolvem o problema. E a mulher também continua sentindo prazer e pode engravidar naturalmente.

RELATO DE CASO

Paciente  cadeirante com 45 anos , esposa com 29 anos com Síndrome dos Ovários policísticos . Nesse caso o homem conseguia  ter ereção e ejacular com o auxílio de estímulo no pênis com vibrador, seu sêmen era bom com 90 milhões de espermatozóides. Após a estimulação ovariana e aspiração dos folículos, tiveram 5 óvulos, os 5 estavam maduros e foram injetados. Todos fertilizaram e no terceiro dia tínhamos 5 embriões:  1 grau "A", 2 embriões grau "B" e 2 embriões grau "C".
 Foram transferidos 2 embriões ( 1 "A" e 1 "B"). Os embriões excedentes ficaram em cultivo até o quinto dia para ver se sobreviveriam , apenas um sobreviveu e foi congelado. Após 12 dias fizeram o exame de sangue e deu "POSITIVÍSSIMO". Ao primeiro exame ultrassonográfico a surpresa de gêmeos!!! O casal está muito feliz, falta só mais uma ultrassonografia para terem "alta" da clínica.








Um abraço!!! Fiquem com Deus!!!



 

terça-feira, 1 de abril de 2014

O uso de telefone celular afeta a fertilidade masculina


Bom dia Gente!!! Tudo bem??

      Falarei hoje de um assunto que pode deixar muita gente preocupada. Quem aqui fica menos de 4 horas com o celular por dia??? Em uma era em que o avanço tecnológico é voraz, a necessidade de informação é como um vírus e nos tornamos dependentes disso tudo, me arrisco a dizer que o cachorro de estimação perdeu seu lugar como melhor amigo do homem para o celular.

Recentes estudos de diferentes e conceituados Centros de pesquisa em Reprodução Assistida – Cleaveland Clinic e outro da Universidade de Queens do Canada, avaliaram os efeitos nocivos do uso excessivo de telefone celular na fertilidade masculina.
A hipótese é que as ondas eletromagnéticas que são emitidas pelos celulares, atuem na glândula pituitária que é justamente a responsável para a produção do hormônio LH (Hormônio Luteinizante).  Este é um hormônio importante para a reprodução e em um dos estudos apresentou níveis baixos em pacientes expostos à radiação que é emitida por telefones celulares. Com a diminuição do hormônio, a testosterona circula de maneira básica, podendo afetar a qualidade dos espermatozóides.
O hábito de mantê-lo no bolso da calça próximo a genitália masculina geraria um “stress” térmico, ou seja, as ondas eletromagnéticas geram um aumento de temperatura na região dos testículos alterando assim os parâmetros seminais com diminuição da concentração, motilidade e vitalidade dos espermatozóides.
As pesquisas mostram que o uso de celular por um período médio de 4 horas por dia é suficiente para percepção dos efeitos nocivos na fertilidade masculina. Ainda, demonstram que esses efeitos não estejam relacionados somente a fertilidade masculina, mas na saúde em geral como demonstrado na figura abaixo.



          Minha opinião: "diversos estudos científicos têm demonstrado o que observo no laboratório – uma queda na qualidade seminal nos últimos anos. Isto provavelmente está relacionado com a piora da qualidade de vida e adoção de hábitos modernos prejudiciais como a utilização de telefones celulares, internet sem fio (wireless), consumo de alimentos industrializados com mais conservantes, aumento da poluição e os já conhecidos vilões cigarro e álcool”. Afirmo ainda que “Os estudos realizados merecem toda credibilidade, no entanto, mais estudos são necessários para elucidar até que ponto as ondas eletromagnéticas dos telefones celulares comprometem os parâmetros seminais”.  
Os tratamentos de reprodução assistida podem auxiliar os casais com dificuldade de engravidar alcançando uma taxa de até 60% de sucesso por tentativa. Os danos causados na qualidade seminal podem ser reversíveis. Sendo assim, uma reflexão sobre a dependência dos utensílios da vida moderna e a busca por hábitos mais saudáveis, são ainda a melhor solução para preservar a fertilidade. 

Depois que li esses estudos, procuro evitar de andar com o celular no bolso, por exemplo entro no carro tiro o celular, vou almoçar tiro o celular do bolso e coloco na mesa, tenho tentado mudar meus hábitos, Faça um teste voce também!!

Abraços! Fiquem com Deus!

segunda-feira, 31 de março de 2014

Aprendendo a Classificação dos Embriões

Olá gente, tudo bem??

Hoje falarei e ensinarei como classificamos os embriões no laboratório, pois tenho visto muitas pacientes que chegam a mim dizendo que foram transferidos bons embriões em sua tentativa anterior em outro local e me mostram as fotos dos embriões. Muitas vezes vemos embriões que eram de má qualidade e não condiziam com a classificação apresentada. Por isso quero ensinar vocês a classificarem os embriões, para que possam saber o que realmente está acontecendo.

A classificação embrionária que explicarei, é baseada em critérios morfológicos e foi baseada de acordo com diversos estudos, que relacionaram fatores morfológicos dos embriões com os resultados de gravidez.

Basicamente avaliamos 3 critérios:

 - Número de Células do embrião: conforme o dia da avaliação o embrião tem que ter um número ideal de células, não pode ter nem mais ou menos células. Por exemplo, um embrião em dia 2 o ideal são 4 células, dia 3 o ideal são 8 células, dia 4 são mais de 16 células - já fica difícil a contagem e damos o nome de mórula e no dia 5 já não conseguimos mais contar o número de células e o embrião atinge o estágio de blastocisto que por sua vez possui outro tipo de classificação mais complexa.

 - Simetria dos Blastômeros: os blastômeros devem apresentar o mesmo tamanho entre si, não é ideal que um embrião de 4 células tenha 2 blastômeros grandes e 2 pequenos, por exemplo.

 - Porcentagem de Fragmentação: a fragmentação que o embrião produz está relacionada a falhas no metabolismo e na divisão celular, seria como se fosse fragmentos de descarte que o embrião produz. Portanto, quanto mais fragmentos um embrião produz de pior qualidade ele é, ao contrário quanto menos fragmento - melhor ele é.

Vamos entender do que estou explicando nessa ilustração abaixo:


Agora vejamos a foto de um embrião igual a ilustração que fiz:


 De acordo com os critérios que mencionei acima, os embriões são classificados em 4 diferentes graduações, A - B - C e D, veja abaixo o que significam:

- Grau A: É um embrião EXCELENTE, não poderia estar melhor! Possui o número de células correspondente com o dia de seu desnvolvimento, células simétricas e possui no máximo 10% de fragmentação. Possui grande potencial de desenvolvimento até blastocisto.

- Grau B: É um embrião MUITO BOM! Possui o número de células correspondente ou próximo do que esperamos para o dia de seu desenvolvimento, possui células simétricas e possui no máximo 20% de fragmentação. Possui um bom potencial de desenvolvimento até blastocisto.

- Grau C: É um embrião BOM! Possui ou não, o número de células correspondente ao dia do seu desenvolvimento, possui células assimétricas e possui até 30% de fragmentação. Possui um potencial regular de desenvolvimento até blastocisto. 

- Grau D: É um embrião REGULAR! Geralmente não possui o número de células correspondente ao dia do seu desenvolvimento, possui células assimétricas e possui mais de 30% de fragmentação. Possui um potencial mais baixo de desenvolvimento até blastocisto, mas pode chegar.

 Vejam ilustração abaixo, percebam o numero de célula, a simetria e a fragmentação:

Quero só fazer uma observação, que esse é um critério apenas morfológico, não avalia se o embrião é genéticamente saudável ou não, também não quer dizer que vá ou não vá implantar e sim que existe maior ou menor probabilidade. Por exemplo, ja tive casos em que transferi 3 embriões de excelente qualidade em que tinha quase certeza que a paciente estaria grávida e não engravidou. Tive casos que transferi 1 embrião Grau D, que lamentei pois queria que a paciente engravidasse e adivinhem!??!?! ENGRAVIDOU!! Moral da história, quando tiver que ser - será e não sabemos nada perto da vontade de Deus!!!

Segue algumas fotos de embriões para voces tentarem classificar, quem quiser arriscar faz um post falando a classificação de cada uma das fotos... no final da semana eu coloco a resposta!!!

A-

B-


D -



Bom início de semana para todos!!! Força, coragem e fé!!! Não deixem faltar nunca isso!!! Só consegue quem acredita e quem tenta.

Abraços