Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Possibilidade de bebê geneticamente modificado preocupa cientistas

Olá pessoal, tudo bem??? 

Compartilho com voces essa matéria do New York Times, publicada na FOLHA DE SÃO PAULO, com um assunto de extrema relevância que vale a nossa reflexão:





Minha opinião:

Até onde podemos caminhar com a ciência?? Existem limites na ciência?? Não é a primeira vez que me deparo com esse questionamento controverso que é fundamental para o direcionamento do avanço científico.

Não seria ótimo manipular embriões e corrigir defeitos genéticos que levariam ao câncer?? Ou então modificar os genes relacionados a obesidade e outros distúrbios metabólicos, neurológicos, cardíacos ou endócrinos?

O melhor disso tudo é que essa seleção é hereditária, ou seja, no futuro após várias gerações nascidas dessa seleção genética, teríamos uma população mais sadia, com menos doenças, seriam necessários menos hospitais, diminuiria os gatos com saúde pública, não teríamos filas absurdas e etc.... Esse pensamento otimista que daria até um filme de ficção, é o que move a ciência!

Entretanto, há sempre um outro lado obscuro da história, até onde a manipulação desses genes influenciaria em outros genes??? O que isso causaria?? O primeiro passo seria a cura de doenças genéticas e depois disso o que viria?? Muito provavelmente a seleção de embriões saudáveis, loiros e de olhos azuis, ou então, a manipulação dos genes que favorecem o crescimentos de músculos nos homens e para as mulheres teríamos a opção do cabelo liso brilhante, tamanho dos seios, bumbum avantajado e etc.... Aí que mora o perigo, se torna uma indústria sem fim e corremos o risco de no futuro termos uma EUGENIA e nos igualaríamos aos ideais de Hitler.

Sou a favor da ciência sem limites porém com vários limites éticos.


Segue abaixo o link da página da Folha: http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/2015/04/1621501-possibilidade-de-bebe-geneticamente-modificado-preocupa-cientistas.shtml?cmpid=facefolha

Um Abraço

Fiquem com Deus

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Saiba como ter uma previsão da taxa de sucesso da sua FIV!

Olá pessoal, tudo bem??? Fazia um tempinho que eu não postava nada né?!!? Mas vou tentar, manter o contato com voces com posts pelo menos uma vez por semana...

Já pensaram em obter uma previsão on-line da sua chance de engravidar antes de iniciar o tratamento de FIV?? Agora isso é possível...

Recentemente,  o presidente da SART (Sociedade Americana de Reprodução Assistida), James Toner, MD, PhD anunciou a disponibilidade da nova ferramenta de previsão para pacientes. “Estamos extremamente satisfeitos em anunciar o lançamento público do SART Predictor Tool, v 1.0".

Essa é uma ferramenta muito útil para informar e orientar o tratamento de Reprodução Assistida, porém, é somente uma previsão e assim como toda previsão existe uma margem de erro. Através dessa ferramenta, voce pode se preparar melhor psicologicamente ao ter uma estimativa das chances de sucesso, por exemplo, se sua chance de sucesso der 35% por tentativa, estimamos com a taxa acumulada que com 3 tentativas de FIV voce tenha ao menos uma gravidez. 

Esta versão apresenta três tipos de resultados com base na idade do paciente, paridade, peso / altura, e os diagnósticos:
1. A chance de um recém-nascidos vivos após 1, 2, e 3 tentativas de fertilização in vitro(embriões frescos).
2. A chance de um recém-nascido vivo com óvulos próprios x óvulos doados.
3. A chance de recém-nascidos vivos e gestações múltiplas ao fazer dois eSETs contra um DET.

Estes cálculos baseiam-se em dados recolhidos pela SART entre 2006 e 2012, que inclui> 500.000 ciclos em> 320 mil pacientes. A SART financiou a pesquisa que desenvolveu estes modelos de previsão, e irá atualizá-los ao longo do tempo.

SART Predictor Tool é livre para uso e pode ser acessado em www.sart.org clicando no botão “Prever meu sucesso” A ferramenta atual tem limites: ela ainda não inclui quaisquer resultados a partir de embriões criopreservados, nem distingue o 3º dia do 5º dia de transferências. Além disso, não é adaptada para o resultado clínico individual, uma vez que apresenta o resultado da média, Mas consegue dar aos pacientes uma boa idéia para tentar entender quais são as suas chances. Outra llimitação, é que o site está todo em inglês, então é preciso saber um pouco da língua estrangeira para preencher as informações.

Grande abraço, fiquem com Deus!!