Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

segunda-feira, 31 de março de 2014

Aprendendo a Classificação dos Embriões

Olá gente, tudo bem??

Hoje falarei e ensinarei como classificamos os embriões no laboratório, pois tenho visto muitas pacientes que chegam a mim dizendo que foram transferidos bons embriões em sua tentativa anterior em outro local e me mostram as fotos dos embriões. Muitas vezes vemos embriões que eram de má qualidade e não condiziam com a classificação apresentada. Por isso quero ensinar vocês a classificarem os embriões, para que possam saber o que realmente está acontecendo.

A classificação embrionária que explicarei, é baseada em critérios morfológicos e foi baseada de acordo com diversos estudos, que relacionaram fatores morfológicos dos embriões com os resultados de gravidez.

Basicamente avaliamos 3 critérios:

 - Número de Células do embrião: conforme o dia da avaliação o embrião tem que ter um número ideal de células, não pode ter nem mais ou menos células. Por exemplo, um embrião em dia 2 o ideal são 4 células, dia 3 o ideal são 8 células, dia 4 são mais de 16 células - já fica difícil a contagem e damos o nome de mórula e no dia 5 já não conseguimos mais contar o número de células e o embrião atinge o estágio de blastocisto que por sua vez possui outro tipo de classificação mais complexa.

 - Simetria dos Blastômeros: os blastômeros devem apresentar o mesmo tamanho entre si, não é ideal que um embrião de 4 células tenha 2 blastômeros grandes e 2 pequenos, por exemplo.

 - Porcentagem de Fragmentação: a fragmentação que o embrião produz está relacionada a falhas no metabolismo e na divisão celular, seria como se fosse fragmentos de descarte que o embrião produz. Portanto, quanto mais fragmentos um embrião produz de pior qualidade ele é, ao contrário quanto menos fragmento - melhor ele é.

Vamos entender do que estou explicando nessa ilustração abaixo:


Agora vejamos a foto de um embrião igual a ilustração que fiz:


 De acordo com os critérios que mencionei acima, os embriões são classificados em 4 diferentes graduações, A - B - C e D, veja abaixo o que significam:

- Grau A: É um embrião EXCELENTE, não poderia estar melhor! Possui o número de células correspondente com o dia de seu desnvolvimento, células simétricas e possui no máximo 10% de fragmentação. Possui grande potencial de desenvolvimento até blastocisto.

- Grau B: É um embrião MUITO BOM! Possui o número de células correspondente ou próximo do que esperamos para o dia de seu desenvolvimento, possui células simétricas e possui no máximo 20% de fragmentação. Possui um bom potencial de desenvolvimento até blastocisto.

- Grau C: É um embrião BOM! Possui ou não, o número de células correspondente ao dia do seu desenvolvimento, possui células assimétricas e possui até 30% de fragmentação. Possui um potencial regular de desenvolvimento até blastocisto. 

- Grau D: É um embrião REGULAR! Geralmente não possui o número de células correspondente ao dia do seu desenvolvimento, possui células assimétricas e possui mais de 30% de fragmentação. Possui um potencial mais baixo de desenvolvimento até blastocisto, mas pode chegar.

 Vejam ilustração abaixo, percebam o numero de célula, a simetria e a fragmentação:

Quero só fazer uma observação, que esse é um critério apenas morfológico, não avalia se o embrião é genéticamente saudável ou não, também não quer dizer que vá ou não vá implantar e sim que existe maior ou menor probabilidade. Por exemplo, ja tive casos em que transferi 3 embriões de excelente qualidade em que tinha quase certeza que a paciente estaria grávida e não engravidou. Tive casos que transferi 1 embrião Grau D, que lamentei pois queria que a paciente engravidasse e adivinhem!??!?! ENGRAVIDOU!! Moral da história, quando tiver que ser - será e não sabemos nada perto da vontade de Deus!!!

Segue algumas fotos de embriões para voces tentarem classificar, quem quiser arriscar faz um post falando a classificação de cada uma das fotos... no final da semana eu coloco a resposta!!!

A-

B-


D -



Bom início de semana para todos!!! Força, coragem e fé!!! Não deixem faltar nunca isso!!! Só consegue quem acredita e quem tenta.

Abraços

50 comentários:

  1. vamos ver se eu consigo...
    foto A qualidade B,
    foto B qualidade D,
    Foto C qualidade A,
    Foto D qualidade D
    e Foto E qualidade D e gêmeos, rsrsr que confuso

    ResponderExcluir
  2. Olá, Excelente esse post. Será que vc poderia fazer um post do embrião pós transferência, pq existe uma tabela (abaixo) que circula na net sobre o dia a dia pós transferência...será que dá pra confiar?

    Dia 1: O embrião continua a crescer e a se desenvolver, transformando-se de um embrião de 6-8 células para mórula

    Dia 2: As células da mórula continuam a se dividir transformando-se em blastocisto

    Dia 3: O blastocisto começa a sair de sua "casca"

    Dia 4: O blastocisto continua saindo de sua casca e começa a "grudar" (implantar) no útero

    Dia 5: O blastocisto fica ainda mais preso ao endométrio

    Dia 6: O processo de implantação continua

    Dia 7: O processo de implantação está completo e as células que eventualmente se transformarão em placenta e no feto começam a se desenvolver

    Dia 8: O hormônio gonadotrofina coriônica (hCG) começa a circular pela corrente sanguínea da mãe

    Dia 9: O desenvolvimento fetal continua e os níveis do hormônio hCG continuam aumentando

    Dia 10: O desenvolvimento fetal continua e os níveis de hCG continuam aumentando

    Dia 11: Os níveis de hCG já são suficientemente altos para se detectar a gravidez pelo exame de sangue.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Dani, tudo bem?? Agradeço muito a sugestão, tem umas coisas que devem ser corrigidas na tabela. Vou preparar esse post e em breve coloco aqui no blog! abraço

      abraço

      Excluir
    2. Dani, tudo bem?? ja fiz uma postagem relacionado a isso voce viu? abraço

      Excluir
    3. Bernardo, Amei o post. Parabéns por esse trabalho lindo!!!
      Abs

      Excluir
  3. Muito Legal Bernardo!!! Você ajudou muuuito!!! Agradeço a Deus por existirem profissionais assim! Parabéns!. bjs. Patrícia.

    ResponderExcluir
  4. Olá,gostava sabres já tem a tabela depois de transferência?
    Cumprimentos
    Carmem Torrado

    ResponderExcluir
  5. Ola. Um embriao com 5 células no D2 e com apenas 5% de fragmentação é bom? Que

    ResponderExcluir
  6. Ola, gostaria da sua opniao sobre meu caso, so tive 1 embriao de 5 celulas que foi transferido no terceiro dia com uns 30% de fragmentacao, quais as minhas chances Bernardo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anadele, desculpe não ter respondido antes. Me conta, qual foi o resultado? Está gravida? abraço

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. ola boa tarde,minha esposa fez ontem a fiv e ela esta com muita tosse,sera que isso prejudica os embrioes que possam sair derivado a pressao da tosse,alguem me ajude e que estamos muito nervosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Dia Thiago, fiquem calmos! Não existem estudos científicos que comprovem que a tosse expulsa os embriões. Fale com seu médico para saber qual medicação pode tomar para tratar essa tosse. Abraço

      Excluir
  9. muito obrigado
    ja é um alivio
    estávamos com muito medo
    diga me uma coisa a minha esposa pos dois embriões um de qualidade b e um c,será que e bom ou nem por isso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenha fé, agora é questão de esperar e torcer para que os embrioes continuem seu desnvolvimento e implantem no útero!! Não existe uma matemática exata a respeito do assunto! Para Deus nada é impossível!! abraço

      Excluir
  10. obrigado pela força e que deus continue a lhe dar muita sabedoria,no relatório aparece embriões diplóides o que significa isso

    ResponderExcluir
  11. olá tenho uma super dúvida.tranferimos dois embriões de 3dias um morula e outro co. 12 células.eles são bons? com 3 dias pode u. embrião se de 12 células e o outro morula?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Lidiane, isso pode acontecer sim, pois depende da hora em que foram fertilizados e depois transferidos!! tenha fé!! Tudo vai dar certo!!! um abraço

      Excluir
  12. Olá gostaria de entender porque o embrião fragmenta? Tem a ver com o fato do óvulo estar prejudicado? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Juliana, me desculpe pela demora na resposta!
      Vou tentar te explicar de uma forma simplificada.. fragmentação do embrião está relacionada ao metabolismo do embrião e seria uma espécie de "lixo" que o embrião produz, para não ficar isso dentro da célula, acaba liberando isso nos fragmentos... ou seja, embrião com maior fragmentação, pode estar relacionado com falhas de metabolismo.... Essa é uma das explicações, mas a ciência ainda estuda esses mecanismos.

      abraço

      Excluir
  13. Boa Tarde! Gostaria de saber a classificação dos meus embriões, mas já adianto q minha terceira tentativa realizada em novembro/2016 não deu certo. Obrigada! Segue a foto abaixo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Karina, tudo bem? não consegui ver as fotos.. se quiser pode mandar para meu e-mail: bernardorlm@gmail.com

      Me conte mais detalhes sobre suas tentativas e tentarei ajudá-la no que for possível para alcançar a gravidez! O caminho não é fácil, mas só consegue quem persiste!!!

      um abraço

      Excluir
  14. Bom dia! Fiz a transferência ontem de dois embrioes congelados, que após o processo de descongelamento ficaram com classificação 2I;II e 6I. Os embriões foram congelados no tericeiro dia. Existe chances de implantação para os dois embriões??? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Dani, tudo bem?? me desculpe na demora em te responder! me conta o resultado por favor?! Deu certo?
      abraço

      Excluir
  15. Boa noite!
    Fiz minha captação no final de abril.
    Tenho 42 anos,sou laqueada,baixa reserva e só 1 ovário.
    Consegui somente um óvulo,que se desenvolveu e virou um blasto 4CC
    Qual sua opinião sobre a classificação do meu embrião?
    Vou transferir em junho.
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, tudo bem?

      desculpe a demora na resposta... O fato de ter tido apenas 1 óvulo e conseguir um blasto é muito bom!! Boa sorte!

      Excluir
  16. Ola boa noite, tem potencial esses embriões para transferencia - Blasto 3CB e Blasto 2

    ResponderExcluir
  17. Ola boa noite, tem potencial esses embriões para transferencia - Blasto 3CB e Blasto 2

    ResponderExcluir
  18. A classificação dos embriões é: 6c2, 4c1, 4c2, 4c2. Todos tem 2 dias de vida. Tenho chance eles foram congelados, qual indicação descongelar e tranferir ou deixar chegar em blastocistos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Fabiana, tudo bem? Desculpe a demora na resposta! Existem as duas possibilidades, vou te explicar e voce decide qual a melhor para voce:
      1 - Descongelar todos e levar para blastocisto, para tentar selecionar melhor o embrião que será transferido e melhorar a chance de gravidez. Entretanto, existe a possibilidade de nenhum evoluir para blastocisto e voce não ter embrião para transferir, mas pelo menos voce não passaria pela "frustração" de ter transferido um embrião que não evoluiria.

      2 - descongelar 2 ou 3, transferir no terceiro dia e torcer que eles se desenvolvam no útero, afinal o útero é o melhor ambiente que eles poderiam estar e se desenvolverem.

      Um abraço, boa sorte!

      Excluir
  19. Estou fazendo a minha primeira fiv ,estou na parte da ultra seriada mais estou na dúvida, tenho bastante folículos tanto no direito e no esquerdo todos com classificação 3 e na segunda ultra variou de 6 a 3o que seria essas contagens já pesquisei em tudo mais não acho uma explicação,esses números estão bons ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Anna, tudo bem?

      as observações realizadas no controle ultrassonografico da estimulação ovariana são referentes ao número de folículos que está produzindo e o crescimento deles, não existe uma "classificação" de qualidade nesse momento.

      Converse com seu médico ao próximo exame, tire suas dúvidas é importante fazer isso.

      Nesse momento o mais importante é que voce disse que está com vários foliculos nos dois ovários e isso é um bom sinal.

      abraço, boa sorte!

      Excluir
  20. Bom dia Bernardo, o que seria classificação embrionária 2I, obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sabrina, tudo bem? me desculpe a demora na resposta... Há clínicas que ao invés de utilizar a classificação alfanumerica (A, B, C e D) preferem utilizar no lugar das letras números romanos (I, II, III e IV). Provavelmente esse seria um embriao com 2 células sem fragmentação - grau A

      Excluir
  21. Olá Bernardo! Tudo bem? O que quer dizer a classificação 8c2?
    Obrigada

    ResponderExcluir
  22. Olá, tudo bem? Fiz uma fiv devido ao meu marido ter o semem muito alterado, apenas um espermatozóide por campo. Foi feita a biópsia testicular, tive 19 óvulos maduros, 10 fecundaram, 7 chegaram a D3 sendo 5A e 2B. Esperamos até o D5 e restaram 6 blastocistos, sendo 1A, 2B e 3C. Foram tranferidos no mesmo ciclo 1A e 1B. Resultou em aborto com 5 semanas. Agora farei uma tec de 1B e 1C. Você acha que com esses embriões podem dar certo? Fiquei um pouco desanimada devido a não ter dado certo com os melhores embriões q tive.

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde, tenho um embrião congelado no d5 classe c será que tenho chances?

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Tenho um blastocisto bc, será que tenho chance?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Flavia, tudo bem? Tem chance sim, tenha fé!! Um abraço e obrigado pelo contato

      Excluir
  26. Oiii galerinha transferi 3 embriões b8 3 b10,é depois de 14 dias...Não estava grávida foi super triste.O que será que ocorreu?

    ResponderExcluir
  27. Estou com um blastocisto aprovado na biópsia 4CC. Tem chances de implantar? É considerado uma classificação ruim né?

    ResponderExcluir
  28. Boa noite!
    Fiz 46 anos em março e tive 1 aborto em 2016 e 1em 2027, sem explicação. Tenho chance de uma fib?

    ResponderExcluir
  29. Boa noite, tenho 2 embriões com classificação AA, na biópsia -4q e outro BB na biópsia aneuplóide-22, q serão descartados,meu médico disse q eles não vão continuar o desenvolvimento, ou seja se não tivesse a biópsia eu diria q estão quase perfeitos.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite, tenho 2 embriões com classificação AA, na biópsia -4q e outro BB na biópsia aneuplóide-22, q serão descartados,meu médico disse q eles não vão continuar o desenvolvimento, ou seja se não tivesse a biópsia eu diria q estão quase perfeitos.

    ResponderExcluir
  31. Ola, tenho 42 anos e menstruação irregular com uso de TRH devido ao início de sintomas de menopausa precoce. Gostaria de saber se vale a pena fazer um tratamento pra descobrir se ainda tenho algum óvulo. E se tiver, tem como fazer algum exame pra saber a qualidade do óvulo? Tenho ouvido falar q os óvulos nessa idade são mais propensos a doenças cromossômicas. Eu já tenho uma filha, estou no segundo relacionamento a 5 anos, e agora q sentimos esse desejo de ter nosso bebê e meu esposo não tem filho.
    Então o fator biológico é uma
    questão importante pra gente. Eu já fui numa especialista mas a indicação já foi direto pra FIV com óvulos doados. Tbm estamos abertos a essa opção, mas ficaria mais tranquila e segura pra fazer se pudesse ter certeza q não vale a pena mesmo tentar meus próprios óvulos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Tudo bem?? Sueli, se voce passar com um especialista em reprodução assistida voce pode solicitar a ele uma avaliação da sua reserva ovariana que geralmente é feita por um exame chamado Hormonio Anti Mulleriano (AMH) e a contagem dos folículos antrais (ultrasom).
      Realmente a qualidade dos óvulos cai bastante após os 40 anos de idade e a utilização de óvulos doados é um recurso que permite ajudar na obtenção da gravidez de maneira mais assertiva.
      Mas para ter certeza o indicado é essa avaliação da reserva ovariana e se quiser ainda, voce pode tentar um ciclo para saber como será a sua resposta ovariana.

      Espero te-la ajudado! Boa sorte!

      Excluir