Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Biomedicina e Medicina Veterinária, especialista em Reprodução Humana. Trabalho como embriologista desde 2004, tendo atuado nos maiores Centros de Reprodução Humana da América Latina, com experiência de mais de 5000 casos. Recentemente tive mais um grande motivo para amar e me dedicar ainda mais a minha profissão com o nascimento do meu filho. É um sentimento que desejo para todas as pessoas no mundo e o que eu puder fazer para ajudar aqueles que querem engravidar eu farei. Sendo assim o objetivo desse Blog é de ajudar e informar casais que tem dificuldade de engravidar além de compartilhar novidades e conhecimento com pessoas das áreas da saúde.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Tabagismo e Infertilidade: tem alguma relação?

Olá gente, tudo bem?? 

Trago hoje para voces, informações muito importantes sobre os efeitos do tabagismo na função reprodutiva e tenho certeza que encorajará aquelas pessoas que pensam em parar de fumar a pararem de vez e quem ainda não pensa começará a pensar. 
 
Aproximadamente 30% das mulheres em idade reprodutiva e 35% dos homens em idade reprodutiva nos Estados Unidos fumam cigarrosUma pesquisa com 388 funcionárias de um hospital de Connecticut revelou que os principais efeitos deletérios do fumo são amplamente reconhecidos. No entanto, a maioria das mulheres pesquisadas, incluindo prestadoras de cuidados de saúde do sexo feminino, não estavam familiarizados com os riscos para a fertilidade associados com fumo. Vejam abaixo a tabela: 



De acordo com essa tabela, percebemos que a maioria das pessoas sabem das influências do cigarro no câncer, doenças respieratórias e cardíacas e que diminui significativamente quando abordaram os riscos que afetam a reprodução. 

Por esse motivo, trouxe esse assunto para voces e espero que possam compartilhar com mais pessoas para levarmos juntos o máximo de informação a respeito pois afeta tanto homens como principalmente as mulheres e até mesmo os filhos dessas mulheres fumantes.


Consequencias Reprodutivas do Tabagismo:


- Atraso na Concepção: Diversos estudos relatam que mulheres fumantes demoram 1,6 vezes mais para engravidar do que as não fumantes e as fumantes apresentam 2,3 mais chances de infertilidade do que as não fumantes. Em um estudo, a porcentagem de mulheres que demoraram mais de 1 ano para engravidar foi 54% maior nas fumantes que as não fumantes.



- Esgotamento Folicular Ovariano: Mulheres fumantes apresentam menopausa de 1 a 4 anos antes que não fumantes. Produtos químicos do cigarro, parecem acelerar a depleção folicular e a perda da função reprodutiva. A dose média de medicação utilizada em pacientes fumantes que se submetem a Fertilização in Vitro é maior do que em não-fumantes.

- Alterações Seminais: É mais difícil mensurar os efeitos do tabagismo na fertilidade masculina. Entretanto diversos estudos demonstraram alterações de redução na densidade de espermatozóides, motilidade, atividade antioxidante, e um possível efeito adverso sobre a morfologia dos espermatozóides. Além disso, houve também uma diminuição da concentração média de espermatozóides em fumantes de acordo com a quantidade de cigarros consumida por dia.Há evidências que o cigarro possa afetar inclusive a capacidade de fertilização do espermatozóide no óvulo, demonstrando assim um diminuição da fertilidade masculina.

- Potencial Mutagênico: A produção dos gametas - a gametogêneseparece ser vulnerável a danos causados ​​pelo tabagismo. Alterações cromossômicas e ao DNA das células germinativas são correlacionadas ao fumo. Nas mulheres fumantes há um aumento de óvulos alterados cromossomicamente nos ovários, em grávidas fumantes há um aumento do risco de trissomia do cromossomo 21, que causa a Síndrome de Down, por falha cromossomica do óvulo. Nos espermatozóides, ocorre uma maior prevalência de alteração cromossomica de espermatozóides que ao invés de carregar apenas um cromossomo X ou Y, eles carregam dois cromossomos Y, essa alteração damos o nome de dissomia do Y.
Esses danos ao DNA dos gametas podem ser a principal causa dos muitos efeitos adversos reconhecidos associados ao tabagismo como o aumento de abortos, menopausa precoce, baixa fecundidade entre outros. Há também um aumento de defeitos congênitos nos filhos de pais fumantes. 

- Efeitos no início da gravidez:   É fato que o fumo aumenta o risco de abortamento espontâneo em fumantes. Um estudo avaliou que cerca de 16% dos abortamentos eram relacionados ao tabagismo, umas das possibilidades desse risoc é relacionada ao efeito vascular dos componentes do cigarro como nicotina, monóxido de carbono e o cianido, causando insuficiência dos vasos que nutrem a placenta, impedindo a nutrição do feto e a correta circulação sanguínea. Outros efeitos nocivos como vaginite bacteriana, nascimento prematuro e gravidez ectópica são aumentados em mulheres fumantes.

- Efeitos do Fumo Materno nos descendentes Masculinos:  Um estudo epidemiológico para identificar a causa da diminuição da contagem de esperma em homens Dinamarqueses versus Finlandeses sugeriu um efeito do fumo materno. Os homens cujas mães fumaram mais de 10 cigarros por dia tinham uma densidade de espermatozóides inferiores aos homens cuja as mães não fumavam. O Tabagismo paterno não estava relacionado ao sêmen da prole. É possível que esses efeitos sobre a prole masculina seja mediado pelo cádmio ou outros contaminantes da fumaça do cigarro.


- Influência nos Resultados de Reprodução Assistida:  Estudos sugerem que as pacientes fumantes de Reprodução Assistida, precisariam de no mínimo duas tentativas a mais para engravidar em relação as não fumantes. 






Parar de fumar adianta??? 

 SIM!!!! Obviamente que não acontece do dia para a noite, mas os estudos relatam que há uma melhora significativa após 12 meses sem o consumo de cigarro e ainda assim há efeitos que podem ser permanentes.

Se voce pensa em engravidar um dia a hora de parar é agora, pois a sua saúde não é a única prejudicada, já pensou em engravidar e abortar por conta do cigarro??? Sem contar que esse aborto é causado pois o feto morre praticamente asfixiado, pois o cigarro inflama os vasos que irrigam a placenta e eles "entopem".

Fumar, não vale a pena!! Procure auxílio e pare de fumar!




Esta postagem é baseada em um estudo que saiu recentemente em uma revista Americana - Fertility and Sterility  da Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva, que faz um levantamento de vários estudos já publicados a respeito do assunto.

 Um grande Abraço, Fiquem com Deus!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário