Continuando a série sobre tratamentos, falarei hoje sobre a técnica de inseminação intrauterina (IIU), quando está indicada? Taxa de sucesso?
A Inseminação Artificial é um
procedimento relativamente simples e rápido, por ser indolor é realizado sem
anestesia e muitas vezes realizada no próprio consultório médico. Esta técnica é indicada quando há leve alteração na concentração ou
motilidade dos espermatozóides, por exemplo uma concentração inferior a 5 milhões ou uma motilidade inferior a 25-30% não são indicações de IIU. A principal indicação relacionada ao fator
feminino decorre de distúrbios ovulatórios leves, corrigidos durante a indução
medicamentosa da ovulação. Também é indicada quando o muco cervical se “torna
hostil” aos espermatozóides, devido a alteração do pH ele acaba matando os espermatozóides ou alteração na viscosidade que impede a entrada dos espermatozóide no útero.
A técnica de IIU é subseqüente a uma prévia estimulação ovariana por hormônios para a obtenção de 3 folículos no máximo, aumentando assim a chance de gravidez. Faz-se o acompanhamento do crescimento dos folículos e no momento que estão grandes induz-se a ovulação, assim sabemos o momento exato da ovulação e programamos a inseminação para esse momento.
No dia da inseminação, o homem colhe o sêmen e no laboratório realizamos o processo de capacitação espermática em que selecionamos o maior número possível de espermatozóides competentes e de melhor qualidade, ou seja, aqueles que apresentam chances maiores de chegarem e fertilizarem o óvulo. Com o auxílio de um cateter (veja figura abaixo) estes espermatozóides são injetados com uma seringa no interior do útero, assim ultrapassamos a barreira existente do colo uterino, facilitando assim o caminho para o interior das tubas uterinas e para a fertilização do óvulo.
Exemplo do catéter utilizado na IIU
Técnica de Inseminação Intrauterina, injetamos os espermatozóides direto no útero
Após a inseminação, a paciente
permanecerá em repouso cerca de 30 minutos no consultório, não sendo
necessário, qualquer outro cuidado após este período. A partir do dia da
inseminação as relações sexuais deverão ser reiniciadas ao ritmo habitual. Depois disso é só rezar para o espermatozóide chegue e fertilize o óvulo, forme um embrião bem bonito e este se implante no útero.
Se isso acontecer, ficamos todos felizes e em breve começará a aparecer uma barriguinha linda...
As taxas de sucesso com essa técnica, quando bem indicadas podem chegar a 30% de sucesso!! Técnica eficiente para pacientes mais jovens (até 34 anos) com fatores leves de infertilidade. Se voce já fez 2 ou no máximo 3 inseminações e não deu certo, não perca mais tempo e utilize uma técnica mais sofisticada com mais chances de sucesso que falarei amanhã a respeito: a Fertilização In vitro!!!
Grande Abraço!!! Fiquem com Deus!
Já estou na segunda tentativa da OU e não respeitam este repouso de 30 minutos somente 10 minutos e só acredito que isto possa estar me prejudicando.
ResponderExcluirO que você acha?
Ola Josué, tudo bem? Este período de repouso não é um fator primordial ao sucesso do tratamento. Há diversos estudos que compararam a influencia do tempo apos a inseminação e também em relação a transferencia dos embrioes e verificaram que não há muita diferença entre 10 minutos e 30 minutos de repouso. Vale lembrar que as chances de sucesso com a Inseminação Intrauterina são mais baixas mesmo quando comparadas com a Fertilizaçao in vitro. Converse com seu medico sobre alternativas mais efetivas para o sucesso! um abraço
Excluir*** da IIU.
ResponderExcluir